terça-feira, 6 de março de 2012

VEGETAÇÕES ALTAS E BAIXAS E SUAS CORES

Vegetações baixas e vegetações altas e suas cores
Este detalhe é muito importante para que não aconteça uma pintura confusa. Muitas vezes vemos pintura que embora esteja muito bem pintada, está faltando algo que as vezes não é percebido, parece que as vegetações estão confusas. Isso acontece porque este pintor não observou as cores entre as vegetações baixas e as altas. Se observarmos bem veremos que as vegetações baixas, gramas capins e outros são claras, verde claro que varia até o palha. Ja nas vegetações altas, as árvores, são verde escuro, que varia entre verde musgo, oliva etc.
Mas ainda assim todas vão pendendo para o azul claro a medida que vão ficando longe. Mas ainda assim as vegetações altas sempre estarão mais escuras. Veja nos exemplos abaixo.




O contraste entre o escuro e o claro embora aconteça, fica menos evidente a medida em que vai distanciando, chegando a fundir se quase que por completo nas montanhas mais longinquas, ficando praticamente azul claro.
Vejam também que raramente percebemos a terra. Isso por que quase sempre a terra está coberta por vegetações.

Meus amigos: Tenho certeza que após estudar estas páginas, estará mais apto a executar uma boa pintura, e a fará certamete muito melhor do faria antes. Ensinar a pintar não é somente mostrar pintura, uma grande porcentagem do conteúdo está nas palavras e exemplos naturais.
Pinceladas precisas se consegue com prática adquirida ao longo do tempo. É claro que também tem as lições práticas, e no decorrer destas instruções vou apresentar muitas. Mas se pretender ver alguns vídeos de pintura onde tem instruções e demonstrações, veja nesse blog tem muitas.
Sempre reforçando o fato de que estes conteúdos são extraídos ao longo desta minha vida dedicada sempre a pintura, pois ela é que me da o sustento

Nenhum comentário:

Postar um comentário