terça-feira, 6 de março de 2012

Técnicas e Materiais de colagem

Elaborar trabalhos de artes utilizando a mistura de materiais não é privilégio da arte popular, do artesanato... a colagem é uma técnica que faz uso dessa mistura e tem seu lugar na história da arte.
A Colagem é uma técnica não muito antiga, criativa e divertida, que tem por procedimento juntar na mesma superfície duas ou mais imagens, cada uma de origem diferente da outra.
Os primeiros artistas a utilizarem essa técnica foram Pablo Picasso e Georges Braque, por volta de 1912. Eles colavam diversos materiais em suas pinturas a óleo. Depois de algum tempo, vários deles começaram a misturar imagens impressas de todo o tipo, desde rótulos até gravuras. Max Ernst fazia criativas colagens a partir de ilustrações de jornais e revistas ou juntando coisas, inventando criaturas e ambientes estranhos.
Outro artista importante que desenvolveu a técnica da colagem como arte foi Henri Matisse. Ele chamava essa técnica de "desenhando com tesouras". A técnica consiste em cortar figuras em papéis coloridos. O resultado são composições simples, mas muito bonitas, que acabou influenciando muitos outros artistas depois dele.
Avançando um pouco mais na história, por volta da década de 60, surge a pop art, movimento que mistura imagens populares de propaganda, como caixas de sabão em pó com outras imagens, usando pintura e serigrafia. Robert Rauschenberg, artista plástico, atuante até hoje, fez muitos trabalhos desse tipo.
Uma curiosidade…
Antes mesmo dessa inovadora técnica existir, surgiu em 1880 a fotomontagem, técnica que consiste em capturar várias imagens na mesma chapa em momentos diferentes. Assim criava-se um rosto com uma árvore na testa, uma paisagem com prédios no céu etc. Com a chegada dos computadores, muita coisa pôde ser criada dentro deste estilo. A propaganda é, hoje em dia, a que mais se beneficia deste recurso. Por muitas vezes mal percebemos a origem das imagens, tal a aparência de verdadeira que possuem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário