terça-feira, 6 de março de 2012

PINTURA DAS VEGETAÇÕES

Erros muito comum na pintura de vegetações.
Quero realçar aqui um erro muito comum nas telas que observo. Ao pintar as folhagens das árvores. Muitos utilizam pinceladas conhecida por, batidinhas, e assim se consideram por satisfeito e fazem isso nas vegetações tanto perto como as que estão mais longe. Não façam isso! Lembrem se do que falei anteriormente. As folhas diferem de tamanho conforme a distância. No primeiro plano podemos ver as folhas definidas e grandes, e a medida em que a distância vai aumentando elas vão aparecendo menores até que não mais se percebe as folhas, e sim o conjunto todo das folhagens. E também outro detalhe a ser considerado é o fato das folhas serem diferentes conforme a espécie de vegentação. Em resumo vos digo que deve-se aprender a pintar as folhas em diferentes distância, e também uma variedade de espécie. Tem ainda as formas apresentadas por cada espécie de vegetação. No caso das árvores, uma apresenta a forma mais arredondadas, outra mais achatadas, forma de pirâmide etc.
As cores também variam de uma espécie para outra. Umas são mais acinzentadas, outras mais amareladas etc. Nunca deixe de observar estes detalhes. Assim você irá saber o que esta fazendo quando estiver pintando.
As fotos acima servem de exemplos para esta observação. Veja as folhas grandes e definidas no primeiro plano e as massas de folhagem ao fundo.
Seja exigente em relação ao resultado do seu trabalho. Nunca perca a oportunidade de observar tudo aquilo que possa ser importante para o seu desejado avanço.
Como podem ver meus amigos. São tantas as coisas a serem consideradas que fazem da arte de pintar uma tarefa não tão fácil, quando desejamos avançar. Mas saiba também que as dificuldades se apresentam na proporção da importância. Tudo aquilo que exige uma grande dedicação, são poucos os que percistem. Eis então a razão da importância. Do contrário a arte não seria admirada, uma vez que todos poderiam fazer sem muito esforço. Mas é fato também que o caminho embora longo, arruinado etá exposto para todos. Basta então que nele adentremos numa caminhada sem tréguas e disposto a atingir a maior distância possível, uma vez que esta estrada é infinita.

Outro detalhe muito importante que não podemos esquecer, são as modificações de cores que ocorrem conforme a distância. Mas este assunto está disponível em outra parte deste blog.


Quero também lembrar aqui, que estamos falando de pintura realista. Isso porque na arte vale tudo. Mas é bom saber também que a arte realista, no meu caso é a que mais vende e a mais admirada. Existe uma campanha em favor da arte moderna porque a grande massa quer ser moderno e não quer se sentir como um atrasado e com razão. Mas temos que ser sinceros conoscos mesmo. Em alguns casos estes enganam a si mesmo não admitindo a beleza da arte clássica e fingem admirar algumas artes que não faz jus a essa atenção. Acho que devemos admirar aquilo que conquista a nossa admiração, independente se está na moda ou não. Mas digo também que tem muita arte moderna digna de minha admiração e de todos. Essa campanha a qual estou falando acaba por fazer sim da arte mderna mais evidente na mídia. Mas na hora de comprar a maioria que a mim chega quer esta arte que estamos estudando. Veja o exemplo nos leilões da tv. O que se ve vendendo lá na grande maioria é arte realista. Estou aqui evidenciando o que ocorre comigo. Eu estou envolvido com pintura durante quase todos os meus anos vividos, e nesse período eu me envolvi com todo tipo de arte com tintas. Nesse tempo eu pintei uma infinidades de telas sob encomendas e dentre elas me lembro de ter pintado apenas umas meia dúzia de arte moderna. Até mesmo quando eu pinto algo mais moderno para mim, eu acabo por dar fim. Porque não vende e acabo enjoando de ver a cara do trabalho. Para finalizar esse texto eu evidencio mais uma vez, que ja vi sim muitas obras modernas belíssimas assim como outras curiosas etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário