terça-feira, 6 de março de 2012

POR ONDE SE DEVE COMEÇAR A PINTAR


  Uma vez ja familiarizado com os materiais e os macetes, resta então o início da pintura, e tão logo ja se depara com outra dúvida.
Por onde devo começar a pintar?
Meus amigos: Por onde quer que seja o começo, é possível a realização de uma pintura, mas é absolutamente verdade também que se começarmos de forma correta, além de apresentar melhor rendimento, o trabalho se finda apresentando um melhor acabamento e com maior beleza. Outro detalhe a ser considerado também em relação ao começo, é se o pintor é canhoto ou não.
Para o canhoto é bom começar do lado direito para o esquerdo, isso para que a sua mão e o seu braço não fique impedindo a visualização do que está sendo pintado.
Se não for canhoto começe pelo lado esquerdo e vem seguindo para o direito. Dessa forma todo os detalhes que vão sendo pintados ficam a frente de sua mão, possibilitando uma visão mais abrangente.
Numa paisagem com montanhas, nuvens, árvores, rios etc. Qual íten devo começar ?
Segundo a minha lógica devemos ir sobrepondo os ítens para conseguir melhor dimensão, ou seja: Assim consegue causar melhor a impressão de distância entre um detalhe e outro, e para que haja uma sobreposição de todos os ítens, devemos começar então pelo ítem mais distante, o céu as nuvens, as montanhas mais longinquas, as montanhas mais próximas e etc, até que se chegue ao primeiro plano.
Um conselho muito importante
Não é somente a sobreposição que causa a impressão de distância, ela é importante, mas a maior responsável por esse efeito é a perspectiva. Sem noção de perspectiva pode acontecer o que eu costumo ver muito em obras, as vezes até mesmo nas minhas pinturas eu encontro esse tipo de deslize, coisas que estão em tamanhos desproporcionais em relação a distância que se propõe, isso ocorre sempre pelo excesso de confiança ou desconhecimento das teorias. Porém devemos ficar atentos, pois aos olhos leigos pode ser uma obra magnífica, mas podemos ser surpreendidos diante de um entendido, e a surpresa, eu garanto que chateia a gente, principalmente quando temos que dar obrigatoriamente a razão para o crítico por estar ele certo.

As melhores coisas que existem no mundo surgiram por consequência de muitos experimentos, até que se chegasse ao resultado desejado. E sempre os que muito experimentam são aqueles que muito percistem. E os que percistem sempre são os que acreditam. Seja como estes e assim como eles ajude a melhorar o nosso mundo com novas teorias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário