terça-feira, 6 de março de 2012

OBSERVANDO AS NÚVENS PARA PINTA-LAS

Observando as nuvens
Nas fotos abaixo vamos observar as nuvens para que possamos pinta-las com mais conhecimento de causa. Vejam que a parte inferior das nuvens é mais reta, exceto as que se encontram mais longe porque estas ja sofrem o mesmo fenômeno das montanhas, ou seja: Ficam mais confusas porque a visão atravessa mais atmosfera para atingi-las.
Da a impressão que as nuvens estão apoiadas sobre uma superfície reta e invisível, enquanto que a parte superior ja apresenta formas mais a vontade, como se não ouvesse limites. Além disso a parte inferior se apresenta também numa cor mais escura, isso porque o sol vem de cima. Veja outro sexemplo abaixo.
Mas devemos lembrar que não é regra absoluta as nuvens apresentarem dessa forma, por exemplo: Se olharmos para o alto ao invés do horizonte, podemos ver nuvens apresntando de maneira que não se percebe esta impressão de estarem apoiadas sobre uma base invisível. Veja exemplos abaixo.
Você não deve ter muita pressa e atropelar as informações: Agindo assim ja estará dirigindo os passos de forma apressada, e pode tropeçar e retardar o êxito, pois nada se consegue com precisão, sem considerar os ítens essenciais. E conhecer os detalhes e fundamentos da natureza nos capacita melhor para retrata-la. Como representar a natureza numa tela sem conhecer os seus detalhes?
Seria o mesmo que tentar levantar uma construção sem preparar os alicerses adequadamente para suporta-la. Certamente não conseguiria construir pois logo de início esta ja iria ruir. Mas desde que considere a sequência do caminho para que aconteça um melhor aproveitamento, nada impede de explorar. Veja os videos de pintura na
página de videos. Na sequência conforme a necessidade eu vou postando aqui também. Veja no video abaixo como pintar nuvens.

Continuando as observações:
Esta nuven do vídeo é apenas uma de uma grande variedade, pois existem inúmeras situações, como nuvens no por do sol, nuvens carregadas etc. Veja fotos de exemplos.




As nuvens podem enriquecer ou empobrecer uma paisagem dependendo da execução bem ou mal sucedida. Como podem ver nas fotos, mesmo sem apresentar nada além de nuvens, uma cena pode ser maravilhosa. Mas para que isso aconteça teremos que pinta-las direitinho, caso contrário pode ficar muito feio. Uma coisa que devemos tomar cuidado é o uso do amarelo e o azul. Vejam que mesmo tendo estas duas cores num por do sol, o céu não apresenta verde. Isso por que a mistura do amarelo e azul resulta em verde.

Conselho:Fique sempre atento a todas as situações apresentadas pela natureza. Pois cada instante ela se apresenta de uma forma. Como estamos falando de núvens, é bom lempbrar que elas se apresentam de forma diferentes conforme as estações. Até mesmo num único dia elas mudam a forma de se apresentarem, como por exemplo, as núvens do amanhã já são diferentes do entardecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário