segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Desenho de observação


O desenho de observação é uns dos mais prazerosos e desenhar de observação é também é simples, mas depende de algumas técnicas que veremos nesta aula de desenho de observação.

Para utilizar a proporção em seus desenhos de observação, e assim, os objetos, cenários e personagens ficarem na proporção correta um em relação ao outro, você deve utilizar a técnicas de medição na observação.

Utilizar um parâmetro de proporção no desenho de observação é o primeiro passo para uma boa técnica de medição. Para desenhar o rosto de um personagem por exemplo, você pode usar a medida de um olho como parâmetro para as outras medidas, logo, a largura do rosto na altura dos olhos pode ser considerada como a mesma de cinco olhos para ficar na proporção correta.

Em um desenho de observação você também pode utilizar o lápis como parâmetro para sua medicação. Observando um objeto você compara o tamanho do lápis, com o braço esticado a frente de seus olhos, com as medidas deste objeto. Estas medidas vão orientar a proporção do seu desenho em todas as direções, na vertical, na horizontal... Comparando sempre com o tamanho do lápis você vai desenhando as partes do objeto que está sendo observado, assim, todas as medidas ficarão na proporção correta.

Deve-se lembrar que no desenho de observação, como em qualquer desenho, você deve utilizar todas as técnicas que ensinamos em nossas dicas e aulas de desenho: perspectiva, conceitos de luz e sombra, anatomia e movimento da figura humana, e técnicas de diversos pigmentos, como nanquim. Assim, poderá evoluir no seu aprendizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário