segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Desenhando o Homen de ferro







Passo 1. Para conseguir uma textura lisa como a do metal, é importante amassar a textura do papel, aplainando-a. Isso é conseguido utilizando-se sempre o lápis mais duro para atingir a tonalidade desejada, ou seja, ao invés de utilizar o HB mais levemente, é melhor utilizar o lápis H apertando um pouco mais.






Passo 2. Nessa etapa do desenho ajustei os pontos de luz e passei o esfuminho para verificar se o desenho está tomando o rumo correto.
Os pontos onde o esfuminho rebaixou o tom foram repassados para intensificar o contraste entre as partes de luz e sombra.




Passo 3. Um desenho como esse precisa estar com as linhas de contorno bem definidas. Costumo fazê-las muito claras e por isso não é possível enxergá-las nessa imagem, porém se pudesse ver ao vivo, perceberia que elas estão lá.
Agora que o desenho está quase finalizado, já não é possível percebê-las, devido às áreas já terem sido sombreadas. Esse é o motivo das linhas serem traçadas bem suavemente. Quando o sombreamento é aplicado, elas não deverão aparecer.







Passo 4. Chegando na parte final do desenho, trabalhei o reforço nos tons escuros para aumentar o contraste da figura. Também já experimentei passar mais o esfuminho para incrementar o aspecto métálico da figura. O esfuminho contribui muito para esse efeito, pois torna a superfície mais lisa.

3 comentários: