sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Como construir uma Tela

A maior parte das pinturas a óleo são realizadas em tela, conhecidas em inglês como “canvas”.
telas
As telas são as superfícies por excelência para as pinturas a óleo. Apesar de ser possível pintar em quase qualquer superfície com tintas a óleo, a flexibilidade e textura das telas, continuam a ser as favoritas.
As chamadas telas, existem em vários formatos, dimensões, e qualidades.
Telas em bastidores de madeira sobre a qual o tecido é esticado.
Em formato de tela esticada e colada sobre cartão rígido.
Há também quem compre o tecido cru, e fabrique a sua própria tela
Em qualquer for o caso, a tela em si, deverá sempre ter uma aplicação base de Gesso.
O gesso tem uma cor natural acinzentada o que facilita ressaltar as cores mais claras. No entanto muitas pessoas preferem aplicar o gesso branco e depois dar una tonalidade a tela ao aplicar uma fina camada de tinta diluída. Para dar tonalidade ao gesso utiliza-se tinta acrílica.


Esticando a sua própria tela

Se precisar uma medida especial de tela que não exista no Mercado, pode fabricar a sua própria medida.
O tecido utilizado para a fabricação da tela é a Lona ou lona de seda nº 10 ou 12 (mais ou menos o peso do tecido de ganga), cuja utilização é específica para artistas.
fabricar-tela
Para esticar a tela, precisamos uma moldura em madeira. Estas molduras de Madeira são feitas com ripas de aproximadamente 1,5x3cm. Quando a moldura é muito grande recomenda-se a colocação de uma ripa central para estabilidade e rigidez á moldura. E uns triângulos de chapa para agrafar as esquinas da moldura.
O tecido deverá ser cortado com mais 3cm em todo o perímetro
fabricar-tela-2
A tela então é esticada e agrafada nas caras laterais exteriores da moldura de Madeira utilizando um agrafador e agrafos para Madeira o chamado agrafador de carpinteiro.
Se utiliza tecido acabado (ou seja já com gesso aplicado), então deverá se ajudar com alicates para esticar o mais possível a tela.
Se o tecido for cru, então deverá ser aplicado o selante, cola ou gesso.
fabricar-tela-3
O material tradicionalmente utilizado é a cola branca fabricada a base de cristais secos. E feita uma mistura de uma colher de cola com um copo de água e aquecido (não ferver) até ficar uma massa macia. A cola aplica-se na tela ainda quente no sentido horizontal.
A cola secará, e apertará a tela fechando os poros da mesma.
Deixa-se secar durante a noite. (Não aplicar cola na tela com gesso, não é preciso)
O gesso é aplicado quando a cola esta completamn4te seca. Isto sela ainda mais a tela e a faz mais macia para trabalhar com tinta a óleo. Algumas vezes o gesso é colorido com tintas acrílicas para dar uma tonalidade á tela.
Podem ser aplicadas tantas camadas de gesso como forem preciso. Este deverá ser diluído com um pouco de água para não deixar as marcas da brocha. Deixa-se secar completamente e removem-se os vestígios de pó ou grânulos de gesso soltos. Ai a tela ficará pronta para ser utilizada.




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário