segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Como desenhar o rosto passo-a-passo.

 

Desenhar o rosto em pastel, é para mim um desafio e uma recompensa!
Ver o rosto das pessoas quando olham para o desenho e a expressão do olhar a dizer: ” Sou mesmo eu..!!!” é para mim realmente gratificante.

Duas dicas Importantes…
  • Como é sabido, com os pasteis não podemos fazer misturas para obter cores, da forma como podemos fazê-lo com outros médios como os acrílicos ou os óleos, por tanto devemos adquirir tantas cores como forem necessárias para obter as tonalidades desejadas
  • Em relação ao papel utilizado, devemos escolher um tom de papel que se aproxime ao tom de pele que vamos desenhar, assim será mais fácil conseguir realismo no retrato a pastel.
A continuação passarei a realizar uma breve descrição da forma como eu desenho o rosto em pastel seco.
È evidente, que os passos a seguir estão resumidos, mas ajudarão a dar-vos uma ideia do procedimento.
Basicamente eu utilizo uma técnica mista que combina o pastel seco e o lápis de cor.


Os materiais:
Lápis de cor: Burnt Umber, Burnt Siena, Light Siena assim como vários tons de azul para os olhos.
Pastel seco: Varias tonalidades de Burnt Siena, Raw Siena e Gold Ochre
Superfície: Papel Canson Mi-Tientes para pastel cor na Ocre Claro.
Uma nota esclarecedora antes de continuar:
Para me referir as cores as cores que utilizo de pasteis ou de óleos, sempre procuro os nomes em inglês. A razão é simples, já me aconteceu comprar tintas provenientes de outros países e diversas marcas cujas denominações são traduzidas, e depois sofrer a desilusão de ter comprado um tom diferente de aquele que estava a procura.
Se for possível, quando adquirir tintas ou pasteis seja de que pais for, procure sempre o nome em inglês, assim terá alguma certeza de qual é a cor que esta a comprar.


Demonstração passo-a-passo.

Passo-1.
O primeiro passo será, delineamos a forma do rosto com as linhas básicas suficientes para compreender os pormenores da forma representada. Estas linhas deverão ser leves, de outra forma será difícil disfarça-las.
No meu caso, realizei o esboço com lápis de cor marca Prismacolor na cor Burnt Siena, já que esta cor disfarça-se muito bem neste tipo de papel. A seguir, começo a fazer sombras e dar volume ao rosto, muito suavemente, sem vincar o lápis.
No entanto estas sombras deverão ser bem definidas.
rosto-passo-1
Passo-2
De forma a começar a dar profundidade ao desenho, neste ponto, começo a dar cor aos olhos e a boca. Eles, nos ajudarão a perceber o conjunto e a decidir se é necessário dar mais intensidade as sombras.
Apesar do tamanho pequeno dos olhos e dos lábios em comparação com o conjunto, eu presto especial atenção a eles e dedico tempo a misturar tons de forma a garantir o realismo.
Para os olhos por exemplo, utilizei pelo menos 7 tons de azul e verde e para os lábios 3 ou 4 tons diferentes de lápis de cor.
rosto-passo-22
Passo-3
Uma vez que tenho definida a forma do rosto, as sombras que definem as respetivas linhas de expressão e os olhos, passo a aplicar o pastel seco. O pastel será aplicado em camadas suaves e esbatidas com a mão ou com papel.
Nesta fase, passo também a definir os pontos de luz e brilho, tanto no rosto como nos olhos. Como podem ver, na fotografia que acompanha este passo, o rosto já tem vida, só falta agora o cabelo e acessórios, neste caso a túnica.
rosto-passo-3
Passo-4
Neste ponto, começo a aplicar pastel a volta do rosto para dar forma ao cabelo, e as pregas do tecido. Todo este procedimento será feito aplicando o pastel seco diretamente sobre o papel e espalhando-o com os dedos.
Mediante a combinação de vários tons de pastel, consigo o efeito de volume.
Para finalizar o desenho aplico pontos de luz. Eles servem para ressaltar o brilho do cabelo, do tecido, da mão e do rosto.
Estes são de uma maneira muito resumida, os passos para desenhar o rosto humano com aspecto realista.
rosto-passo-4
Existem outros procedimentos, mas cada pessoa deverá descobri-los conforme avançam no processo de aprendizagem. Cada um deverá descobrir o seu próprio método e estilo… Este é o meu.!
No entanto uma coisa deverá ser sempre comum a todos os artistas independentemente dos seus métodos de trabalho, e isto é a observação minuciosa


Ler mais: http://www.amopintar.com/o-rosto-passo-a-passo#ixzz1fgnHCukc

Um comentário: