terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Uma pergunta constante - como trabalhar com desenhos?


Desenhos de J. Anderson - o membros curtos Frequentemente recebo a mesma dúvida de vários visitantes do artimpar que têm o espírito artista e não sabem como proceder em seu rumo ao mercado de trabalho. A pergunta com suas variantes é: Eu gosto de desenhar (ou já desenho) e não sei como trabalhar com desenhos, o que devo fazer?
Primeiramente é útil você ter uma noção mais focada no que realmente quer fazer como seu meio de vida:
  • cartunista de charges
  • cartunista de tiras
  • ilustrador (de livros didáticos, jornais, publicitário, etc.)
  • desenhista de Histórias em quadrinhos (que pode ser infantil, juvenil, super-heróis, mangá, etc.)
  • animador
  • caricaturista
  • etc.
A vantagem de focar em um ramo de trabalho é que você limita a quantia de estudos e diminui o tempo de aprendizado focando-se só no que deseja saber, ao invés de estudar tudo que se trata de arte em vários aspectos na esperança de pescar algo.

Desenhos de J. Anderson - coelho- foguete
Um aspecto da pergunta que aparece frequentemente é que o futuro artista diz que não é profissional porque não tem um curso técnico nem fez aulas de desenho. Aqui cabe um esclarecimento enorme: ARTISTA PROFISSIONAL É QUEM TRABALHA E É PAGO PARA FAZER SUA ARTE. Não é questão de quem tem curso profissionalizante ou não.
Seu objetivo não deve ser um artista com diploma, mas um artista remunerado para fazer sua arte. No dia que a arte tiver obrigatoriedade de diploma, acabou-se o conceito de arte.
Esse ponto resolvido. Vamos a dicas para chegar lá.
desenhos de J. Anderson - cara de sobretudo Quero chamar a atenção para a palavra dicas. Porque são sugestões que aumentarão suas chances de entrar no mercado, mas não quer dizer que sejam o único caminho. Eu vou sugerir que você seja um bom desenhista com domínio das técnicas, mas sabemos que existem vários desenhistas que só fazem garranchos, mas têm um nome famoso no ramo. Isso que é o legal da arte, ela valoriza o brilhantismo, a criatividade e a originalidade da pessoa.
Para facilitar, vou colocar nos seguintes termos: Se você, além de desenhista é autor, você tem mais chances de conseguir um atalho no caminho do sucesso com suas criações, sejam em tiras, personagens, histórias ou coisa que o valha, e a técnica do desenho fica em segundo plano, podendo aceitar uma arte não "acadêmica".
Já se o seu dom não vai além dos seus desenhos, é melhor aprender a desenhar com domínio profissional.
Tenho uma opinião que as últimas gerações de artistas estão supervalorizando o ESTILO em detrimento do DOMÍNIO DA ARTE. Já tive um amigo que se recusava a ler livros de técnicas de desenho porque podiam afetar o "estilo" de desenho dele. Ok, hoje eu trabalho com desenhos, e ele num escritório de contabilidade ou algo assim.
Enquanto você é um ilustre desconhecido tire a cabeça do seu umbigo e seja humilde e sábio o bastante para APRENDER TÉCNICAS DE DESENHO.
As técnicas lhe darão controle para poder desenhar sem depender da sorte, para compor as ilustrações de maneira a serem mais fáceis de serem "lidas" e entendidas pelo público. Lembre-se. O público é sempre nosso principal objetivo. Ninguém paga por desenhos para guardar na gaveta.
Então o PRIMEIRO PASSO: Domine técnicas de desenho. A internet hoje está cheia de fontes de material teórico, as bancas de revistas também, ou façam como eu fiz desde que tinha 10 anos de idade: vá a Biblioteca pública e empreste todos os livros que ensinem técnicas de desenho que possam lhe interessar. Eu aprendi anatomia humana com 12 anos, para aprender a desenhar heróis. Quando você tem paixão pelo que faz nenhum estudo sobre o assunto é chato.
desenhos de J. Anderson - Hulk carrega balde
desenhos de J. Anderson - Arthur NosferatuEstou ilustrando esse post com vários desenhos meus de estilos diferentes das animações que você está acostumando a ver aqui no Cartoonshow para dar a idéia de que o domínio de técnicas de desenho permite um leque maior de possibilidades de pegar trabalhos. Fiz muita coisa na minha época de ilustrador, e já vi trabalhos meus em outdoors, livros, apostilas, comerciais de tv, embalagens, gibis (até nos EUA), etc. e tal. Se você entrega qualidade para o cliente e dá conta de desenhar o que ele precisar, você vai ter mais pedidos de trabalho e mais indicações para outros clientes.
SEGUNDO PASSO: Pratique muito: desenhe, desenhe e desenhe! Nenhum atleta ou lutador melhora ou vence uma competição sem treino, nenhum ator ou músico faz sucesso sem ensaio, então faça sua parte. Pratique muito até que você sinta que o lápis ou caneta fazem parte natural do seu corpo.
E essas duas primeiras dicas são apenas A PREPARAÇÃO. Sim, porque você não vai oferecer trabalho por aí sem saber desenhar, não é mesmo?
Ok, Você se preparou e sente que seu trabalho está bom. Vamos ao mercado de trabalho.
PORTFÓLIO
Quando alguém lhe consultar sobre a possibilidade de um trabalho, eles não vão lhe passar a encomenda do desenho sem antes terem uma prova do seu talento. Então MONTE SEU PORTFÓLIO. Compre uma pasta de desenhos, encha com seus melhores desenhos e procure dividi-los em categorias para facilitar ao cliente ou empregador encontrar um exemplo do tipo de trabalho que ele precisa.
desenhos de J. Anderson - caindo d corda Assim, categorias para: personagens, desenhos humanos, charges, realistas, heróis, caricaturas, carros, cenários, objetos, engraçados, pinturas, etc. O que você pode oferecer, de maneira organizada.
Indo à luta
Com o portfólio em mãos, ficar em casa assistindo tv não vai lhe trazer trabalhos, sua arte precisa ser vista. Você pode começar mostrando aos amigos, parentes, vizinhos, conhecidos, etc. Na esperança de que eles lhe indiquem para algum trabalho, na verdade foi assim que eu comecei a trabalhar como ilustrador com 16 anos, indicado por amigos.
Mas esse é o caminho tímido, mesmo assim, não deve ser esquecido. Mesmo que no começo apareçam desenhos para camisetas, caricaturas para casamentos, aniversários, começo é começo, e seu portfólio tem de engordar o máximo que puder para estar sempre sendo atualizado com suas melhores artes.
O caminho mais arrojado é ir em agências de propaganda, deixar seu cartão e cópias de seu material, escolha os melhores e faça uma impressão bonita em algumas poucas páginas contendo vários desenhos para ser lembrado e até facilitar ao pessoal da agência mostrar seu trabalho para o cliente deles.
Vá em várias agências, no começo não pense em emprego, pense em ser free-lancer, ou seja, não tem vínculo empregatício nenhum. Assim você não faz pressão na agência e fica mais interessante para eles em manter seu nome como fornecedor. E acredite, agências querem ter um grande leque de opções criativas e visuais para oferecer aos clientes. Você está prestando um favor à eles.
desenhos de J. Anderson - Hulk

desenhos de J. Anderson - batman no escuro A opção tímida online: fazer seu blog ou site na internet e colocar seu trabalho lá. O problema é ser encontrado. Como você imagina que alguém vai cair de paraquedas no seu blog? Para estar bem posicionado no Google você tem de ter uma visitação decente ou um trabalho feroz de "otimização de sistemas de busca" que é outra praia. Você pode divulgar seu blog ou site na sua conta do orkut (no perfil, bem visível), no seu msn, etc. Mas pense mais nisso como um jeito adicional de divulgação de seu trabalho, e não como a forma principal. A não ser que você seja um autor e produza conteúdo frequente que faça as pessoas voltarem ao seu site e indicar aos amigos.
Pegar o primeiro trabalho não é difícil. Na verdade é natural quando você desenha bastante e tem um nível bom e mostra para todo mundo e eles tem de concordar que está bom.
O problema é manter-se trabalhando.
desenhos de J. Anderson - Rosto verde - pintura digitalPara isso, a coisa mais importante que você pode fazer é se preocupar em manter todos os clientes que atende. Isso quer dizer: deixá-los satisfeitos, sem puxar saco, mas entregando no prazo, com qualidade, e que deixe neles uma sensação que receberam muito mais do que pagaram. A qualidade de um desenho pode fazer isso. Mas lembre-se. PRAZO!!!! O principal motivo de free-lancers perderem clientes é não cumprir prazos
NOME
Depois que você tem qualidade de desenho, e tem trabalho, chegou a hora de aumentar o preço que você cobra, na verdade é aumentar o valor de sua obra. E para isso você tem de investir no seu nome. Cumprir prazos e atender bem seus clientes faz isso para você com o correr do tempo, e conforme a quantidade de trabalhos aumentar, você vai ser obrigado a selecionar os que vai poder fazer através do preço: quem pagar próximo do que você pedir ganha espaço na sua agenda.
Mas tem a maneira em paralelo de aumentar o prestígio de seu nome. Procure se manter em visibilidade. Participe de exposições em grupo e se possível sozinho. Apresente a proposta de expor seu trabalho para a fundação cultural de sua cidade, ou restaurante ou hotel que costuma fazer isso, dependendo do tamanho de sua cidade. Ofereça-se para ilustrar espaços no jornal, como gentileza, enfim, seja criativo e mantenha seu nome sempre por aí. Com o passar do tempo a lembrança do seu nome vai atrair clientes e o choro pelo preço diminui.
A IDADE
Se você vai fazer tudo isso, eu sugiro que comece cedo, eu fazia pôsteres de super-heróis para alguns amigos nerds em cartolina com 13 anos. Não há limite de idade para começar, teoricamente, mas se você começa muito tarde é provável que você tenha de dividir seu tempo de dedicação ao desenho e construção de carreira com um emprego que já tem, com a esposa, filhos, parentes e acaba priorizando a sustentação da família, é claro.
Mas isso não impede de começar. dificulta, mas não impede. O problema é que se você começa já com idade avançada, você tem muita pressa de ter resultados e isso atrapalha bastante.
Bem, acho que é isso, se tiverem mais dúvidas, coloquem nos comentários que eu adiciono no post ou continuo o assunto mais pra frente.
Espero ter ajudado de alguma forma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário