terça-feira, 24 de abril de 2012

Lápis de cor


Os lápis de cor utilizam-se da mesma forma que os lápis de grafite e apresentam-se, também, como um material fácil de utilizar.
A mina é formada por um pigmento, cré ou talco, e um aglutinante, geralmente goma de celulose. Os lápis de cor, assim como os lápis de grafite, são revestidos por um invólucro de madeira.
Existem no mercado várias marcas de lápis de cor apresentados em caixas que vão de 12 a 140 cores. A vantagem de poderes misturar as cores, sobrepondo-as, faz com que não necessites de ter um conjunto muito grande para obteres bons resultados.
Os lápis de cor também se distinguem pela dureza. Os mais macios resistem menos, as suas pontas deixam de estar afiadas e gastam-se mais facilmente, mas permitem melhores sobreposições de cores.
Deves pintar com os lápis afiados, fazendo pequenas linhas que se cruzem ligeiramente até que a trama (traços horizontais e transversais) se vá apertando,como no exemplo do lado.
Para que os traços se deixem de notar, deves preencher de igual modo todo o espaço até que a trama se aperte e o branco do suporte deixe de se ver.
A técnica de utilização dos lápis de cor é idêntica à dos lápis de grafite. A cor torna-se mais clara ou mais intensa, conforme a pressão exercida no lápis for maior ou menor.
Deves pintar sempre em primeiro lugar os tons mais claros e só depois os mais escuros.


Lápis de cor aguareláveis
Também existem no mercado lápis de cor com minas soluvéis em água (aguareláveis), que permitem um trabalho misto de desenho e aguarela.
No fabrico deste lápis usa-se um aglutinante que se dissolve na água. O seu aspecto é igual a quaisquer outros lápis de cor, contudo têm inscrita a palavra "watercolour", "aquarelle" e/ou um símbolo de pincel.

Os lápis de cor permitem-nos obter todas as técnicas e grafismos tradicionalmente obtidos com os lápis de grafite.
Deves preencher, sempre na mesma direcção, com movimentos ligeiramente circulares, as diversas áreas do desenho. Procura manter os lápis afiados, pois pontas finas funcionam melhor.


Os ilustradores encontram-se entre os maiores utilizadores dos lápis de cor.


Frasco
Lápis de Cor

Cor

Trama

Nenhum comentário:

Postar um comentário