A aguarela é uma tinta composta por elementos muito finos, soluvéis em água, aglutinados com goma-arábica, aos quais se adiciona glicerina para dar viscosidade.
Apresenta-se em pastilhas, tubos ou frascos, estes últimos sobretudo utilizados na execução de trabalhos de maiores dimensões.
Há várias marcas de aguarelas, sendo também a sua qualidade muito variável. As aguarelas de boa qualidade são muito caras, muito embora a paleta básica necessite de poucas cores para se obterem óptimos resultados.
A capacidade de mistura das cores é uma das características principais da aguarela. As cores misturam-se perfeitamente entre si e permitem inúmeras sobreposições.
Dependendo da quantidade de água e de pigmento misturado, permitem coloridos suaves ou cores intensas e luminosas.
Deve-se começar sempre pelas cores mais claras, deixando por pintar as zonas luminosas ou de branco e seguindo para as mais escuras.
Contrariamente à técnica do guache, não é possível acrescentar branco ou sobrepor uma cor clara a uma cor escura. O branco (quando existe nas embalagens) só deve ser utilizado para retoque e não para clarear as cores.
A principal característica da aguarela é a sua transparência e luminosidade.
A técnica fundamental na pintura a aguarela é a aguada, tinta diluída aplicada com pincel.
Os pincéis podem ser utilizados de forma vigorosa e expressiva, descrevendo pinceladas de grande energia, ou suavemente, dentro dos limites definidos.
Os tons mais claros são dados pelo próprio papel, antes de se iniciar a pintura, a qual deve partir dos tons mais claros para os mais escuros.
Quando se trabalha em seco a técnica controla-se melhor, sem que a pintura se expanda. Sobre suportes húmidos, as cores fluem e misturam-se em combinações por vezes imprevisíveis.
Sobre um fundo seco, a realização de um esboço inicial ajuda a determinar as cores e as zonas de luz, bem como permite situar com correcção as primeiras manchas de cores.
Suportes e pincéis
Deve usar-se o papel branco como suporte, já que a transparência é uma das características principais da aguarela.
Os papéis mais indicados devem ter uma gramagem elevada e devem conter uma grande percentagem de algodão (o ideal é 100%), para que não se deformem com a água. Os papéis de má qualidade ficam ondulados com a água.
Os pincéis macios, naturais ou sintéticos, redondos e pontiagudos, para pormenores, e chatos, mais indicados para as aguadas e zonas maiores, proporcionam resultados diferentes quando molhados com muita ou pouca tinta sobre suporte virgem ou sobre tinta já seca, ou ainda quando utilizados sobre um suporte húmido.






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