quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Adolf Hitler



Ao mostrar outras características que os famosos apresentam, encontramos fatos inesperados. Johnny Deep fica melhor como ator do que como cantor, isso é unanimidade. Mas quando falamos de Adolf Hitler, o que diríamos?
A história artística de Hitler é peculiar. Ele planejou tocar sua vida como um artista, no entanto, foi rejeitado no teste que fez para a Academia de Belas Artes de Viena. Mas ainda produziu quase 2000 peças, segundo a crítica, de baixo valor artístico, alcançando bons preços hoje, mais pelo valor histórico, a sua assinatura, do que qualquer outro detalhe. Muitos historiadores apresentam a personalidade do ditador cruel como uma criatura que emergiu da frustração da arte. Talvez esta interpretação venha do fato de que em 1935, Hitler ordenou que o Partido que localizasse e obtesse o maior número possível de suas pinturas. Muitos foram adquiridos a partir de cidadãos alemães. As imagens foram montadas e armazenadas em bunkers subterrâneos.
A arte em Adolf Hitler é algo dele que ninguém espera. Olhar o ditador e ver um artísta é muito incongruente e, de certa forma, assustador. Se em alguém tão cheio de ódio racial, há este lado suave, o quer dizer da possibilidade em cada um de nós? Ou que não vai voltar a acontecer as atrocidades?
Uma outra hipótese inesperada trouxe debate sobre a arte de Hitler. O diretor de um museu norueguês alegou recentemente ter descoberto caricaturas feitas por Adolf Hitler durante a Segunda Guerra Mundial. São esboços de personagens da Disney, anões de Branca de Neve e Pinóquio, como ele apareceu no filme em 1940. Caso se confirme, está estabelecida uma grande irônia histórica. O homem que assustou o mundo totalmente extasiado pelos desenhos de contos infantis.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário