terça-feira, 24 de abril de 2012

Aguarela


A aguarela é uma tinta composta por elementos muito finos, soluvéis em água, aglutinados com goma-arábica, aos quais se adiciona glicerina para dar viscosidade.
Apresenta-se em pastilhas, tubos ou frascos, estes últimos sobretudo utilizados na execução de trabalhos de maiores dimensões.
Há várias marcas de aguarelas, sendo também a sua qualidade muito variável. As aguarelas de boa qualidade são muito caras, muito embora a paleta básica necessite de poucas cores para se obterem óptimos resultados.
A capacidade de mistura das cores é uma das características principais da aguarela. As cores misturam-se perfeitamente entre si e permitem inúmeras sobreposições.
Dependendo da quantidade de água e de pigmento misturado, permitem coloridos suaves ou cores intensas e luminosas.
Deve-se começar sempre pelas cores mais claras, deixando por pintar as zonas luminosas ou de branco e seguindo para as mais escuras.
Contrariamente à técnica do guache, não é possível acrescentar branco ou sobrepor uma cor clara a uma cor escura. O branco (quando existe nas embalagens) só deve ser utilizado para retoque e não para clarear as cores.

A principal característica da aguarela é a sua transparência e luminosidade.
A técnica fundamental na pintura a aguarela é a aguada, tinta diluída aplicada com pincel.
Os pincéis podem ser utilizados de forma vigorosa e expressiva, descrevendo pinceladas de grande energia, ou suavemente, dentro dos limites definidos.
Os tons mais claros são dados pelo próprio papel, antes de se iniciar a pintura, a qual deve partir dos tons mais claros para os mais escuros.
Quando se trabalha em seco a técnica controla-se melhor, sem que a pintura se expanda. Sobre suportes húmidos, as cores fluem e misturam-se em combinações por vezes imprevisíveis.
Sobre um fundo seco, a realização de um esboço inicial ajuda a determinar as cores e as zonas de luz, bem como permite situar com correcção as primeiras manchas de cores.

Suportes e pincéis
Deve usar-se o papel branco como suporte, já que a transparência é uma das características principais da aguarela.
Os papéis mais indicados devem ter uma gramagem elevada e devem conter uma grande percentagem de algodão (o ideal é 100%), para que não se deformem com a água. Os papéis de má qualidade ficam ondulados com a água.

Os pincéis macios, naturais ou sintéticos, redondos e pontiagudos, para pormenores, e chatos, mais indicados para as aguadas e zonas maiores, proporcionam resultados diferentes quando molhados com muita ou pouca tinta sobre suporte virgem ou sobre tinta já seca, ou ainda quando utilizados sobre um suporte húmido.





Wassily Kandinsky, Improvisations 26





Nenhum comentário:

Postar um comentário