Sandra Bullock em detalhes…
Está págna tem o objetivo de demostrar de forma simplificada os pequenos detalhes que fazem a diferença ao se fazer um desenho. E caso vc tenha alguma contribuição, deixa registrada para que nossos leitores tambem tenham acesso a sua sugestão. Não quero aqui dar uma aula de desenho, mas simplesmente dar digas de aperfeiçoamento. Se tiver alguma duvida, fique a vontade para questionar.
O primeiro passo a ser feito em um desenho deve ser um esboço dos traços da pessoa. Eles têm que estar proporcionais, pois são o “esqueleto” do desenho. Com o esboço, fica mais fácil o sombreamento, pois não precisará se preocupar tanto com proporções…
Os olhos, ao meu ver, são a parte mais importante no desenho, pois neles são revelados uma expressão muito forte. Deve-se tomar muito cuidado para não se perder no desenho. Vale lembrar que o reflexo e os sílios devem ser reproduzidos, pois eles dão um aspecto ainda mais real.
Para se dar um efeito mais real ao se fazer o sombreamento, gosto de usar o esfuminho, passando primeiramente o lápis na graduação correta, friccionando o grafite com cuidado, sempre prestando atenção à graduação. Vale lembrar que uma borracha limpa-tipos* ajuda muito caso o desenho tenha ficado com uma graduação mais forte do que o esperado! O segredo é não deixar os traços do espoço aparecerem, eles dever ficar ocultos nas curvas que o efeito luz/sobra faz no desenho. Os riscos tiram grande parte do realismo dos desenhos.
O reflexo da luz nos lábios pode ser feito usando a borracha limpa-tipos*. Para isso, molde uma ponta da borracha no tamanho desejado para se fazer os reflexos, mas muito cuidado para não exagerar. As partes do desenho onde a sombra é mais forte, como exemplo a linha que divide os lábios, requer um lápis de graduação maior. Recomendo o 4b ou 6b.
Os cabelos costumo sempre deixar por último, pois, por ser onde concentra muito grafite, no decorrer do desenho, pode começar a borrar (o grafite tem esse problema). Para fazer os efeitos do cabelo, como luz, ondas dos fios, uso uma borracha plástica com uma ponta. Primeiramente, faço a os riscos com o lapis, ou, ainda, espalho pó de grafite com um algodão (tomando cuidado para manter uma graduação semenhante a imagem), e em seguida, com a ponta da borracha, ir “riscando”. geralemente de baixo para cima, formando as ondas do cabelo. Deve-se formar o “penteado” da pessoa no desenho, com isso, cada movimento do cabelo, deve ser feito com a borracha no desenho.
Como vocês podem ver, todos esses detalhes fazem toda a diferença quanto se vê a obra como um todo. Se tudo estiver em harmonia (talvez não seja ainda o caso desse desenho!!srs), a visão fica bem mais chocante.
Bom, sei que tudo que foi dito aqui foi bem superficial. Por isso, caso tenha alguma dúvida, algum questionamento sobre as técnicas utilizadas, exponha-a o no campo de comentários; deixe o e-mail que respondo, inclusive no próprio campo de comentários. Por ora, é isso. Logo, teremos outro trabalho detalhado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário